Com a implementação de canais digitais, as pequenas e médias empresas marcam presença no mundo digital
Pressão por estar em canais digitais e investir em ferramentas digitais veio para ficar. Esta mudança, acelerada com o contexto da pandemia, fez com que muitos empreendimentos, antes somente em ambientes físicos, agora estejam em processo de digitalização. O movimento não é diferente para as PMEs.
“É um desafio para o empreendedor estar tanto no ambiente físico quanto no digital, porque não existiu esta preparação. Isso tudo é muito novo, e, para a maioria das pessoas, a internet foi começar a acontecer com a explosão do Facebook. A gente tem o crescimento do Instagram, do LinkedIn, e agora do TikTok", comenta Rafael Rez, estrategista, especialista e professor em marketing digital, em entrevista exclusiva para o portal Whow!. "Então, é um desafio para o empreendedor saber se posicionar nestes ambientes digitais”, completa.
Nesse sentido, o especialista explica que estar integrado ao digital permite impactar o cliente em diversos pontos de contato diferentes. “Se você tem um pet shop, uma loja, uma clínica, um escritório, um consultório, você deve ter presença digital", afirma Rafael Rez, destacando que é essencial que essa presença esteja em diversos canais. "Assim, você é encontrado no Google, nas redes sociais, no site. As pessoas podem receber seus e-mails com lembretes, datas especiais, ofertas. Ou seja, você está na maior parte dos canais digitais, tendo ferramentas para se relacionar com o cliente no canal que ele escolheu, e aí você constrói uma presença digital para um negócio físico”, diz o empreendedor digital.
Digitalização nas PMEs
Segundo a pesquisa CX Trends 2021, realizada pela Zendesk, 67% das PMEs afirmam que estão investindo (ou irão investir) em ferramentas digitais para seus negócios. Alinhado à sugestão de Rafael Rez, o estudo mostra que, para PMEs, o maior foco do investimento em tecnologia está na estratégia multicanal, por meio de ferramentas que permitam integrar os diferentes canais e gerar conteúdo em todos eles.
Isso não significa, porém, que o empreendedor deve fazer tudo de uma vez. O Google é um canal que pode ser prioritário nos primeiros passos do processo de digitalização. É o que explica Rafael Rez: "O Google vai participar de diversas fases da experiência do cliente, e otimizar o site para aparecer nas buscas é um caminho".
Nesse sentido, o empreendedor precisa ter atenção ao SEO (Search Engine Optimization), que trata da otimização de palavras-chave para aumentar a presença da marca nas buscas da internet. Além disso, o especialista em marketing digital sugere uma prática simples: cadastrar a empresa no Google Meu Negócio, uma plataforma gratuita que "funciona como uma lista telefônica do mundo digital". Depois desses primeiros passos, chega a hora do empreendedor se capacitar para o meio digital e identificar os demais canais em que seu público possa encontrá-lo.
De maneira geral, a lição que fica para os pequenos negócios é: entenda as mudanças de comportamento do consumidor e esteja presente onde ele prefira encontrá-lo. “Não importa o tamanho do empreendedor, se ele souber se adaptar à mudança do cliente, ele vai conseguir prosperar porque vai vender no seu nicho”, informa Karine Karam, pesquisadora e professora de comportamento do consumidor da ESPM, em entrevista à InfoMoney.
Fonte: Whow
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