Design Thinking - Da ideia à ação
Horário a ser determinado
|Avenida Dois Córregos
Em cenários de mudanças constantes, possibilita desenvolver uma visão holística e sistêmica, que permite analisar o comportamento das pessoas, entender seus anseios e desejos, conhecer tendências de mercado e antever necessidades, seja para a criação de um novo produto, serviço, processo pessoal.
Horário e local
Horário a ser determinado
Avenida Dois Córregos, Av. Dois Córregos,1513 - Jardim Nova Iguacu, Piracicaba - SP, Brasil
Sobre o evento
OBJETIVO
O curso capacitará o aluno a entender contextos, problemas e criar soluções inovadoras por meio da abordagem metodológica do design centrado no usuário, assim como aplicar basicamente a metodologia de design thinking em projetos pessoais ou na empresa em que trabalha.
PÚBLICO
Profissionais de marketing, gerentes de projetos e de produtos, empreendedores, estudantes de design, marketing, publicidade e comunicação que desejam entender como solucionar problemas de negócios ou projetos pessoais a partir da compreensão das necessidades das pessoas.
COMEÇANDO UM PROJETO
Por que buscar novas maneiras de inovar? No primeiro encontro, será apresentada uma visão geral dos fundamentos e do processo de design thinking. Tudo se inicia a partir da transformação do modelo de pensamento para a solução de problemas, sendo mais propositivo, aberto ao erro como forma de aprendizagem, ao trabalho coletivo e à experimentação. Após essa primeira etapa, haverá o início do projeto: a definição do desafio, a formação dos grupos (times de projeto), a preparação do plano e a pesquisa preliminar. Os alunos serão convidados a compartilhar o que sabem sobre o tema. Atividades: apresentação invertida dos alunos (baseada em persona); matriz de plano e ambientação da sala de projeto; desafio de design: repensar a jornada de consumo de um produto ou serviço; matriz CSD - certezas, dúvidas e suposições; pesquisa exploratória.
ETAPA 1 - DESCOBERTA Nessa aula, serão apresentados métodos de design para trazer inspiração, abrir possibilidades para novas oportunidades e ter um bom entendimento do desafio. Os alunos aprenderão a identificar fontes de inspiração e irão atrás de referências no mercado e análogas em outros setores para ampliar o entendimento do problema. Irão identificar o público, preparar uma pesquisa em profundidade e simulação de entrevista a usuários. Atividades: desk research, cenários análogos, roteiro de pesquisa, método dos “5 porquês” e entrevista em profundidade.
ETAPA 2 - INTERPRETAÇÃO Compartilhar os aprendizados por meio da contação de histórias, interpretar anotações e buscar significado nos dados coletados são atividades dessa fase do projeto. Como extrair insights a partir de um grande número de informações, como capturar os aprendizados e organizá-los de forma a obter padrões que auxiliam a compreensão do problema. Atividades: cartões de insight, diagrama de afinidades, mapa de empatia, personas e jornada do usuário.
ETAPA 3 - IDEAÇÃO Essa é a etapa de geração de muitas ideias a partir da colaboração, a Co-criação, ou seja, a criação coletiva. Acredita-se que um grupo com múltiplos pontos de vista sempre trará mais contribuições para a solução de um problema do que contar com a visão unilateral de um especialista. Os alunos participarão de um workshop de Co-criação e serão estimulados a contribuírem com ideias a partir do uso da técnica de brainstorming, que permite de forma estruturada estimular inclusive a geração de ideias ousadas. Atividades: workshop de Co-criação (com estímulos a partir de lentes de tendências), brainstorming e sketching.
ETAPA 4 - PROTOTIPAGEM Nesse encontro serão apresentadas algumas técnicas de prototipagem rápida, testes de validação e boas práticas derivadas a partir de feedbacks de usuários. A construção de protótipos significa tornar as ideias tangíveis e aprender enquanto as constrói. Atividades: prototipagem rápida com a construção de protótipo(s) para tangibilizar a(s) ideia(s) gerada(s) na etapa de ideação, simulação de teste com usuário e registro de feedbacks; canvas de proposta de valor.
ETAPA 5 -EVOLUÇÃO e CONCLUSÃO DO PROJETO Inicialmente, será apresentado um modelo de planejamento para acompanhamento e documentação de um projeto após a implementação do conceito gerado. Cada grupo de alunos (ou time de projeto) irá apresentar o resultado de seu trabalho após passar por todas as etapas do processo de design thinking. Na última parte do encontro, o grupo será estimulado a refletir e compartilhar opiniões sobre como levar o conteúdo aprendido no curso para atividades cotidianas no trabalho ou em projetos pessoais.
CARGA HORÁRIA
Curso oferecido com carga horária de 24 horas/aula
Valor R$ 320,00
Ingressos
Design Thinking - ideia ação
R$ 320,00Taxa de serviço de R$ 8,00
Total
R$ 0,00